quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Menino e o chiclete

Era uma vez um menino que apreciava chicletes. Ele gostava dos chicletes de todas as cores. O nome dele era Clis. Ele gostava de assistir TV e adorava filmes! Clis era muito estudioso. Muitas vezes ele fazia o dever de casa sozinho. Tinha um quarto só para ele, com televisão e DVD.Também gostava de computador.


Clis gostava muito do Papai-Noel e resolveu lhe pedir de presente de Natal uma moto. Para sua surpresa, papai Noel realizou seu pedido e trouxe a moto. Clis estava viajando e chegara de viagem no dia do Natal, 25 de Dezembro. Sua casa estava fechada, mas Papai Noel entrou pela janela, pois sua mãe tinha deixado a porta aberta. Como Papai-Noel gostava de gritar Hô! Hô,Hô! Assim ele fez, chegou com suas renas, em seu trenó, deixou a motinha e saiu feliz gritando: Hô! Hô,Hô!


Para espanto e felicidade de Clis, ao entrar em sua casa, encontrou aquele lindo e enorme presente. Era a primeira vez que era presenteado pelo Papai-Noel.


Clis era um garoto meigo e educado, obediente e sincero. Ele aprendeu desde cedo que quem mente cresce o nariz. Adorava ouvir histórias e seu pai e sua mãe se habituaram a ler historinhas para ele até quando ele aprendesse a ler.


Clis não tinha irmãos, mas tinha amigos e uma família grande. Ele teve que aprender desde pequenininho a sair do seu quarto para hospedar uma visita; a deixar seus amiguinhos brincarem com os seus brinquedos.


Certo dia, quando chegou uma visita em sua casa, Clis resolveu mascar um chiclete. Pegou a caixinha de chicletes, a visita olhou para ele, pois também queria um chiclete e ele logo afirmou: só tem um! O pai de Clis insistiu para que ele dividisse o chiclete. Mas a noção de matemática de Clis já era boa o suficiente para ele responder: se eu der um pedaço, o meu vai diminuir! E o pai respondeu isso é verdade, mas mesmo assim você pode dar!


Naquele momento Clis não sabia que estava sendo convidado a partilhar. Talvez ainda nem soubesse do significado dessa palavra. Partilhar é dar do que nos faz falta. É também dar o que está sobrando, mas quando damos para o outro aquilo que vai diminuir o nosso, ou mais, quando damos para alguém e não ficamos com nada, isso é partilha, é generosidade.


Clis, o menino que gostava de chiclete, quando deu a metade do seu chiclete para a visita tinha noção de divisão, no sentido matemático, só não sabia que quando dividimos somamos. Isso deve ter sido muito difícil para um menino como o Clis que só ia completar cinco anos. Deve ter se interrogado: Que estória é essa de dizer que quando dividimos somamos? Era necessário contar a Clis que Jesus quando fez o milagre da partilha, Ele só conseguiu porque, todos os que estavam presentes resolveram partilhar o que tinham. Esse foi o milagre da partilha, dividiram os pães e os peixes e puderam distribuir para todos. E foi então quando o menino que gostava muito de chiclete e que nunca tinha dividido um chiclete aprendeu a partilhar.

2 comentários:

  1. huuuuuuuuuum
    Partilha é um dom que poucos conseguem exercer, mas ao executarmos esse dom, temos noção de que sempre haverá satisfação quando é de coração!
    Por coincidência ao entrar neste Blog estava mascando um chiclete(o meu era verde)!
    'Só que não havia ninguém para partilhar! Pena, mas hoje eu não irei partilhar e sim dar um de presente, talvez essa pessoa não perceba de primeira!'
    Valeu Clis... bom exemplo!
    Sigam este exemplo não só com o chiclete! usem a imaginação!

    ResponderExcluir